Cichlassoma Texas Blue 2 a 3 cm

Código: 2543

Marca: Loja

Avaliação: Excelente 2 Comentário(s)
Na compra desse produto ganhe 15 pontos RsDiscus

Por:
R$ 15,00

Apenas R$ 13,50 à vista com desconto
/86

Simulador de Frete
- Simulador de Frete

Nome popular: Texas Blue, Rio Grande Cichlid, Texas Cichlid

Nome científico: Herichthys cyanoguttatus, Baird & Girard, 1854

Família: Cichlidae

Origem: América do Norte/ drenagens do Rio Grande, no Texas

Sociabilidade: Sozinho / Casal

pH: 6.5 a 7.5

Temperatura: 22 a 30ºC

Dureza da água: Mole a média

Expectativa de vida: Cerca de 10 a 12 anos.

Manutenção: Média

Tamanho adulto: Aproximadamente 25 a 30 cm

 

Alimentação: Onívoro, se alimenta de tudo, é importante acrescentar alimento vivo à sua dieta pelo menos uma vez por semana, podem ser caramujos, camarões, larva do besouro do amendoim, etc. Também é recomendado oferecer ração complementar à dieta principal, que contenha spirulina, para aumentar a variedade da alimentação, ressaltar a coloração azul e evitar que comam as plantas do aquário.

 

Dica RsDiscus: As seguintes rações atendem às necessidades alimentares desta espécie – JBL Premium Grana Cichlid, JBL Novo Stick M, JBL Novo Stick XL, JBL Novo Vert, Sera Cichlids Sticks, Sera Granulat Menu, Sera Granugreen, Sera Discus Blue, Tetra Cichlid Color Sticks, Tetra Cichlid Jumbo Sticks, Tetra Cichlid Sticks, Tetra Veggie. Lembre-se de sempre alternar as rações para oferecer uma dieta rica e variada!

 

Dimorfismo sexual: O macho é maior, mais colorido, tem nadadeiras mais longas e apresenta um calo nupcial e o ventre retilíneo, a fêmea possui o ventre mais roliço. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.

 

Comportamento: O casal deve sempre ser mantido em aquário próprio e sem outros peixes, no caso de aquário comunitário, o recomendado é manter o macho sozinho.

 

Reprodução: Ovíparo, o casal vai "limpar" o local escolhido para a desova, geralmente uma superfície plana como troncos / rochas.

 

A fêmea deposita os ovos e o macho os fertiliza logo em seguida, logo após o processo, o casal irá cuidar da desova ajudando na oxigenação dos ovos, retirando os não fecundados ou atacados por fungos e afastando qualquer peixe que se aproximar, justamente por isso é recomendado um aquário separado para a reprodução deles, evitando o estresse tanto para a população do aquário quanto para os pais que podem vir a comer os ovos caso sejam muito importunados.

 

Os ovos eclodem em 2 a 3 dias, nos primeiros dias após a eclosão, os alevinos se alimentam do saco vitelino, ao fim deste período, eles começam a nadar perto dos pais. A partir do momento em que apresentarem nado livre podem ser oferecidos alimentos vivos de acordo com o tamanho dos filhotes, náuplios de artêmia, ovos de artêmia sem casca, infusórios e rações específicas para alevinos de ovíparos.

 

É recomendado usar filtro interno de espuma ou então perlon na entrada do filtro externo do aquário de reprodução para evitar sugar os filhotes. Os filhotes podem ser separados do casal assim que os dois pararem de demonstrar interesse por eles.

 

Tamanho mínimo do aquário: 300 litros para apenas um peixe ou no máximo um casal, a partir de 500 litros para comunitários.

 

Outras informações: É a única espécie de ciclídeo que ocorre naturalmente nos Estados Unidos. Gostam de cavar, portanto um aquário ideal deve ter um substrato fino e fácil de ser cavado (areia, por exemplo), além disso, ofereça locais que forneçam abrigos como rochas / troncos.

 

Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.

 

 

É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas, são eles o Seachem Ammonia Alert e Seachem pH Alert – ambos disponíveis em nossa área de “Medicamentos e Testes”. Todos os outros testes químicos também podem ser encontrados na mesma área supracitada do site.

 

Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo  os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário – e  ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos. Acessando a nossa área intitulada “Temperatura” você encontra várias opções de termômetros, aquecedores e termostatos.

 

É iniciante e não sabe como montar um aquário? Em nossa aba de “Downloads” existem vários textos informativos para lhe informar ainda mais sobre este maravilhoso hobby.

 

Fontes Consultadas:

FishBase

Seriously Fish

Aqua-Fish

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Características



Deixe seu comentário e sua avaliação



Comentários


Paulo Alexandre Dias Farias

Excelente

excelente peixe lindo mandaram ontem e ja chegou hoje a tarde ganharam meu conceito fiz minha primeira compra de animal vivo estou contente

Herichthys Carpintae.
excelente peixe lindo mandaram ontem e ja chegou hoje a tarde ganharam meu conceito fiz minha primeira compra de animal vivo estou contente
Cichlassoma Texas Blue 2 a 3 cm
Date published: 11/27/2013
5 / 5 stars

João Vitor Bonetti

joaovitorboneti@hotmail.com

Excelente

Esse peixe sabe ser BEM territorial, mas nada que algumas tocas e um aquario grande não resolvam...Um peixe muito bonito e muito inteligente, realmente vale a pena!

Herichthys Carpintae.
Esse peixe sabe ser BEM territorial, mas nada que algumas tocas e um aquario grande não resolvam...Um peixe muito bonito e muito inteligente, realmente vale a pena!
Cichlassoma Texas Blue 2 a 3 cm
Date published: 11/06/2010
5 / 5 stars