Halfbeak Celebes 4 a 5 cm (NOVIDADE)

Código: 10174

Marca: RS Discus

Avaliação: 0 Comentário(s)
Na compra desse produto ganhe 60 pontos RsDiscus


Enviar
Avise-me quando estiver disponível

Halfbeak Celebes


Nome Popular: Halfbeak Celebes, Celebes Halfbeak, Beakless Halfbeak

Nome Científico:  Nomorhamphus liemi liemi

Família: Hemiramphidae

Origem: Sudeste da Àsia, Indonésia

Sociabilidade: Grupos ou sozinho

pH: 7.0 a 8.0 (salobra)

Temperatura: 24 a 27ºC

Dureza da água: mole a média

Expectativa de vida: Cerca de 3 a 5 anos

Manutenção: Média

Tamanho adulto: Aproximadamente 7 cm para os machos e 10 cm para as fêmeas

 

Alimentação: Carnívoro, na natureza a dieta é composta por vermes, crustáceos e pequenos insetos, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos e, esporadicamente, fontes de proteína vegetal para o complemento da dieta.

Dica RsDiscus: Lembre-se sempre de alternar as rações para oferecer uma dieta rica e variada!

 

Dimorfismo sexual: O macho é mais esbelto, menor e mais colorido. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.

Comportamento:  São pacíficos e vivem em grupos, é recomendado sempre manter no mínimo duas fêmeas para cada macho - sendo três ou quatro o número ideal.

Reprodução: técnica de reprodução andropódica, A gravidez dura de 6 a 8 semanas. De 9 a 15 jovens nascem, cada um medindo cerca de 1,5 cm. Os jovens ou pais devem ser removidos, para os pais comerem ninhadas. Começar a se alimentar com Artemia e alimentos em pó. 
Potencial reprodutivo: 6. A criação é mais fácil água mole 

Procure usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução.

Tamanho mínimo do aquário: 50 litros.

Outras informações: Levando em consideração o fato desses peixes passarem a maior parte do tempo junto à superfície, os aquários que abrigam esta espécie devem dar prioridade à área de superfície, em detrimento da altura. Sendo assim, o aquário ideal deve ser comprido e largo, não sendo necessariamente muito alto e deve possuir muitas plantas flutuantes e ser bem tampado, já que os agulhinhas são exímios saltadores.

Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.

É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas, são eles o Seachem Ammonia Alert e Seachem pH Alert – ambos disponíveis em nossa área de "Medicamentos e Testes". Todos os outros testes químicos também podem ser encontrados na mesma área supracitada do site.

Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo  os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário – e  ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos. Acessando a nossa área intitulada "Temperatura" você encontra várias opções de termômetros, aquecedores e termostatos.

É iniciante e não sabe como montar um aquário? Em nossa aba de "Downloads" existem vários textos informativos para lhe informar ainda mais sobre este maravilhoso hobby.

Tem dúvidas sobre a quantidade de substrato, de peixes, o aquecedor ideal, a vazão do filtro, iluminação, litragem do aquário? Não deixe de aproveitar os Cálculos RsDiscus e sanar estas questões!

 

Fontes consultadas:

FishBase

Seriously Fish

Fish Profiles

Freshwater Tropical Fish Care

Nomorhamphus liemi

Características



Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.