Ampulária

Código: 2558

Marca: Loja

Avaliação: Excelente 3 Comentário(s)
Na compra desse produto ganhe 5 pontos RsDiscus

Por:
R$ 5,00

Apenas R$ 4,50 à vista com desconto
/9

Simulador de Frete
- Simulador de Frete

Dica 1 RsDiscus: caramujos hibernam. Só o fato de ficarem imóveis por semanas, não significam que estão mortos. Se a casca estiver vazia ou o animal de dentro da casca estiver para fora e imóvel (caído), é sinal que está morto.

Dica 2 RsDiscus:  não colocar com botia yo-yo, mocinha, labeo e Synodontis (peixe gato invertido) estes peixes gostam de se alimentar de caramujos. Peixes agressivos (como oscar e ciclídeos africanos) podem furar a casca, matando o caramujo.

 

Nome popular: Ampulária, Apple Snail

Nome científico: Pomacea bridgesii, Reeve, 1856

Família: Ampullariidae

Origem: América do Sul

Sociabilidade: sozinha / grupos

pH: 7.0 a 8.0

Dureza da água: média a dura

Temperatura: 24ºC a 28ºC

Expectativa de vida: Cerca de 1 a 3 anos

Manutenção: Fácil

Tamanho adulto: Aproximadamente 5 a 6cm

 

Alimentação: Onívora, aceita de tudo, se quiser incentivar a reprodução e manter sua ampulária saudável, ofereça fontes de proteína vegetal, como batata e pepino.

 

Dica RsDiscus: As seguintes rações atendem às necessidades alimentares desta espécie – JBL Novo Fect Tabletes, JBL Premium Tabis, Sera Plankton Tabs, Sera Spirulina Tabs, Sera Viformo, Sera Vipachips, Tetra Min Tropical Tablets, Tetra Veggie Algae Wafers Extreme. Lembre-se de sempre alternar as rações para oferecer uma dieta rica e variada!

 

Veja as rações indicadas nos catálogos abaixo:

 

Rações Tetra

Rações Sera

Rações JBL

 

Dimorfismo Sexual: Os machos possuem uma estrutura chamada complexo peniano, que fica do lado direito do corpo e são um pouco menores que as fêmeas. Importante: estas características são mais fáceis de serem identificadas em animais no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada

Comportamento: São animais pacíficos, podem ser facilmente mantidos em aquários comunitários, desde que com companheiros compatíveis.

Reprodução: Após o acasalamento a fêmea pode desovar imediatamente ou guardar o esperma do macho para uma futura desova. Ela sai da água em busca de um local para depositar seu ninho de ovos e, se nesta hora o aquário estiver destampado, pode acabar se aventurando fora do aquário e cair, chegando até mesmo a quebrar sua concha e morrer se não for encontrada a tempo.

Sempre mantenha aquários que possuem ampulárias com a tampa bem encaixada.

Os ovos demoram de 1 a 4 semanas para eclodir e não devem ser molhados, caso isso aconteça é grande a chance de todos ou quase todos os filhotes morrerem afogados.

Nascem pequenas miniaturas dos pais e começam se alimentando de algas presentes nas superfícies (vidro, planta, rocha, tronco), depois começam a aceitar os mesmos alimentos dos adultos.

 

Tamanho mínimo do aquário: 20 litros.

Outras Informações: Existe uma grande variedade de rações específicas para animais de fundo (já citadas na parte destinada à alimentação delas), elas devem ser a base da alimentação das suas ampulárias, nada de deixá-las se alimentando apenas de restos.

Cuidado com os companheiros de aquário! Evite peixes que apresentem bocas grandes o suficiente para tentar engolí-las ou que tenham o hábito de mordiscar seus tentáculos.

O aquário ideal deve possuir um substrato fino que não permita o acúmulo de detritos que possam contribuir para deteriorar a qualidade da água, sendo, neste caso, a areia o mais indicado. Caso opte por usar cascalho de rio – que possui granulometria maior – lembre-se  sempre de sifonar bem o fundo para evitar o acúmulo de detritos.

É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas, são eles o Seachem Ammonia Alert e Seachem pH Alert – ambos disponíveis em nossa área de “Medicamentos e Testes”. Todos os outros testes químicos também podem ser encontrados na mesma área supracitada do site.

Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo  os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário – e  ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos. Acessando a nossa área intitulada “Temperatura” você encontra várias opções de termômetros, aquecedores e termostatos.

 

É iniciante e não sabe como montar um aquário? Em nossa aba de “Downloads” existem vários textos informativos para lhe informar ainda mais sobre este maravilhoso hobby.

 

Tem dúvidas sobre a quantidade de substrato, de peixes, o aquecedor ideal, a vazão do filtro, iluminação, litragem do aquário? Não deixe de aproveitar os Cálculos RsDiscus e sanar estas questões!

 

Características



Deixe seu comentário e sua avaliação



Comentários


JOÃO BATISTA DA SILVA

Excelente

show !!

Pomacea Bridgesi.
show !!
Ampulária
Date published: 01/18/2013
5 / 5 stars

bruno fellipe mendonça da costa

Ótimo

muito bom animal

Pomacea Bridgesi.
muito bom animal
Ampulária
Date published: 08/07/2012
4 / 5 stars

Leonardo Assef

Excelente

Incrivel!Além de barato, faz a limpeza do aquario melhor do que qualquer peixe de fundo, em meu aquario sempre tenho no minimo 2, mas gosto de ter uma equipe com 5!Fazem a limpeza junto a 3 corydoras!!!Sem elas o aquario é outro, além de bonita, com seu andar calmo e despreocupado, faz uma otima limpeza e não da gastos extras!Come qualquer ração, come peixes mortos, come sujeira em geral!Limpa o vidro todinho, subindo e descendo nos vidros o dia todo, n&

Pomacea Bridgesi.
Incrivel!Além de barato, faz a limpeza do aquario melhor do que qualquer peixe de fundo, em meu aquario sempre tenho no minimo 2, mas gosto de ter uma equipe com 5!Fazem a limpeza junto a 3 corydoras!!!Sem elas o aquario é outro, além de bonita, com seu andar calmo e despreocupado, faz uma otima limpeza e não da gastos extras!Come qualquer ração, come peixes mortos, come sujeira em geral!Limpa o vidro todinho, subindo e descendo nos vidros o dia todo, n&
Ampulária
Date published: 05/19/2011
5 / 5 stars