
Caramujos
Dica 1 RsDiscus: caramujos hibernam. Só o fato de ficarem imóveis por semanas, não significam que estão mortos. Se a casca estiver vazia ou o animal de dentro da casca estiver para fora e imóvel (caído), é sinal que está morto.
Dica 2 RsDiscus: não colocar com botia yo-yo, mocinha, labeo e Synodontis (peixe gato invertido) estes peixes gostam de se alimentar de caramujos. Peixes agressivos (como oscar e ciclídeos africanos) podem furar a casca, matando o caramujo.
Nome popular: Ampulária, Red Ramshorn, Blue Ramshorn, Pink Ramshorn e Trombeta
Nome científico: Pomacea bridgesii, Reeve, 1856
Família: Ampullariidae
Origem: América do Sul
Sociabilidade: sozinha / grupos
pH: 7.0 a 8.0
Dureza da água: média a dura
Temperatura: 24ºC a 28ºC
Expectativa de vida: Cerca de 1 a 3 anos
Manutenção: Fácil
Tamanho adulto: Aproximadamente 3 a 6 cm
Alimentação: Onívora, aceita de tudo, se quiser incentivar a reprodução e manter sua ampulária saudável, ofereça fontes de proteína vegetal, como batata e pepino.
Dica RsDiscus: As seguintes rações atendem às necessidades alimentares desta espécie – JBL Novo Fect Tabletes, JBL Premium Tabis, Sera Plankton Tabs, Sera Spirulina Tabs, Sera Viformo, Sera Vipachips, Tetra Min Tropical Tablets, Tetra Veggie Algae Wafers Extreme. Lembre-se de sempre alternar as rações para oferecer uma dieta rica e variada!
Veja as rações indicadas nos catálogos abaixo:
Dimorfismo Sexual: Os machos possuem uma estrutura chamada complexo peniano, que fica do lado direito do corpo e são um pouco menores que as fêmeas. Importante: estas características são mais fáceis de serem identificadas em animais no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
Comportamento: São animais pacíficos, podem ser facilmente mantidos em aquários comunitários, desde que com companheiros compatíveis.
Reprodução: Após o acasalamento a fêmea pode desovar imediatamente ou guardar o esperma do macho para uma futura desova. Ela sai da água em busca de um local para depositar seu ninho de ovos e, se nesta hora o aquário estiver destampado, pode acabar se aventurando fora do aquário e cair, chegando até mesmo a quebrar sua concha e morrer se não for encontrada a tempo.
Sempre mantenha aquários que possuem ampulárias com a tampa bem encaixada.
Os ovos demoram de 1 a 4 semanas para eclodir e não devem ser molhados, caso isso aconteça é grande a chance de todos ou quase todos os filhotes morrerem afogados.
Nascem pequenas miniaturas dos pais e começam se alimentando de algas presentes nas superfícies (vidro, planta, rocha, tronco), depois começam a aceitar os mesmos alimentos dos adultos.
Tamanho mínimo do aquário: 20 litros.
Outras Informações: Existe uma grande variedade de rações específicas para animais de fundo (já citadas na parte destinada à alimentação delas), elas devem ser a base da alimentação das suas ampulárias, nada de deixá-las se alimentando apenas de restos.
Cuidado com os companheiros de aquário! Evite peixes que apresentem bocas grandes o suficiente para tentar engolí-las ou que tenham o hábito de mordiscar seus tentáculos.
O aquário ideal deve possuir um substrato fino que não permita o acúmulo de detritos que possam contribuir para deteriorar a qualidade da água, sendo, neste caso, a areia o mais indicado. Caso opte por usar cascalho de rio – que possui granulometria maior – lembre-se sempre de sifonar bem o fundo para evitar o acúmulo de detritos.
É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas, são eles o Seachem Ammonia Alert e Seachem pH Alert – ambos disponíveis em nossa área de “Medicamentos e Testes”. Todos os outros testes químicos também podem ser encontrados na mesma área supracitada do site.
Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário – e ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos. Acessando a nossa área intitulada “Temperatura” você encontra várias opções de termômetros, aquecedores e termostatos.
É iniciante e não sabe como montar um aquário? Em nossa aba de “Downloads” existem vários textos informativos para lhe informar ainda mais sobre este maravilhoso hobby.
Tem dúvidas sobre a quantidade de substrato, de peixes, o aquecedor ideal, a vazão do filtro, iluminação, litragem do aquário? Não deixe de aproveitar os Cálculos RsDiscus e sanar estas questões!
Deixe seu comentário e sua avaliação
Comentários
Thomas Borges Winck
Perfeito para fazer a limpeza do aquário, chegou antes do previsto recomendo a todos!
JOÃO BATISTA DA SILVA
show !!
bruno fellipe mendonça da costa
muito bom animal
Leonardo Assef
Incrivel!Além de barato, faz a limpeza do aquario melhor do que qualquer peixe de fundo, em meu aquario sempre tenho no minimo 2, mas gosto de ter uma equipe com 5!Fazem a limpeza junto a 3 corydoras!!!Sem elas o aquario é outro, além de bonita, com seu andar calmo e despreocupado, faz uma otima limpeza e não da gastos extras!Come qualquer ração, come peixes mortos, come sujeira em geral!Limpa o vidro todinho, subindo e descendo nos vidros o dia todo, n&