Carpa Nishikigoi Platina 10 a 13 cm

Código: 2360

Marca: Loja

Avaliação: 0 Comentário(s)
Na compra desse produto ganhe 63 pontos RsDiscus

Por:
R$ 63,00

R$ 56,70 à vista com desconto Depósito Bancário
Simulador de Frete
- Simulador de Frete
/8

Carpa Nishikigoi Platina


Dê a melhor qualidade de vida possível para seu animal de estimação ! 

Antes de comprar pesquise o tamanho de aquário ideal, o pH, o KH, a temperatura e se o animal é compatível com os outros animais que já possui.

Preparamos um e-book gratuito para lhe ajudar a ter o melhor aquário possível:

Clique aqui -> E-BOOK RSDISCUS AQUÁRIOS


Nome Popular: Carpa, Nishikigoi, Koi

Nome Científico: Cyprinus carpio, Linnaeus, 1758

Família: Cyprinidae

Origem: Ásia / Europa

Sociabilidade: Grupos

pH: 7.0 a 7.6

Temperatura: 18 a 26ºC

Dureza da água: mole a média

Expectativa de vida: Cerca de 40 anos ou mais

Manutenção: Fácil

Tamanho adulto: Aproximadamente 60 a 100 cm

Quantidade por litro: Cerca de uma carpa para cada 100 litros em aquários, se for lagos uma carpa para cada 150 litros.

(*Independente se é um filhote ou adulto, pois, o peixe só cresce se tem espaço suficiente para crescer saudavelmente, se oferecer espaço menor do que o necessário enquanto está crescendo; a carpa vai ficar deformada, com nadadeiras e cauda tortas e/ou retorcidas, coluna torta, olhos esbulhados desproporcionais ao corpo).

Alimentação: Onívora com tendência ao herbivorismo, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer fontes de proteína vegetal para o complemento da dieta, além da ração específica para a espécie.

Dica RsDiscus: As seguintes rações atendem às necessidades desta espécie – JBL Koi Mini, JBL Koi Midi, JBL Koi Maxi, JBL Pond Coloron, JBL Pond Sticks 4 em 1, Sera Koi Colors, Sera Pond Bio Flakes, Sera Pond Koi Colors Medium, Sera Pond Koi Royal, Sera Pond Koi Professional Inverno, Sera Pond Koi Professional Primavera / Outono, Sera Pond Koi Professional Verão, Sera Pond Koi Professional Spirulina, Sera Pond Color Sticks, Sera Pond Biogranulat, Sera Pond Bio Power-Mix, Tetra Pond Sticks, Tetra Pond Koi Growth, Tetra Pond Koi Vibrance Sticks, Tetra Pond Variaty Blend. Lembre-se sempre de alternar as rações para oferecer uma dieta rica e variada!

Veja as rações indicadas nos catálogos abaixo:

Rações Tetra

Rações Sera

Rações JBL

Dimorfismo sexual: A fêmea possui o ventre mais roliço (principalmente em época de desova). Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.

Comportamento:  São calmos e vivem em grupos.

Reprodução: Ovíparo, a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os, estes ovos são aderentes eé recomendado o uso de plantas flutuantes no lago para que eles se fixem em suas raízes e o risco de virarem alimento dos adultos diminua, pelo menos até que sejam separados. Os ovos eclodem em cerca de 4 dias e após dois ou três dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.

Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se oferecer rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos de maior porte podem ser oferecidos.

Tamanho mínimo do lago: 800 a 1000 litros. A profundidade deve ser de pelo menos 1 metro, com a finalidade de oferecer regiões um pouco mais aquecidas (em comparação à superfície) para as carpas se abrigarem durante os dias mais frios.

Outras informações: Existem várias opções de cores das mais diversas variedades que podem ser combinadas para compor uma fauna diferenciada, assim como também existe a opção de manter um grupo de peixes da mesma variedade e cor.

Apesar de necessitarem de uma filtragem bem dimensionada no lago, é importante que isso não deixe a água muito agitada, pois são peixes de águas mais calmas. As carpas cresce muito, não possuem estômago e produzem muitas excretas, por estes e outros fatores, necessitam de lagos grandes para viverem bem!

 

Como diferenciar as variedades vendidas na RsDiscus:

Kohaku - Este termo se refere à coloração do peixe, que apresenta o corpo branco , com manchas vermelhas dispersas pelo dorso.

Bekko - O peixe apresenta o corpo de cor sólida (branco, no caso dos peixes da RsDiscus), com manchas pretas espalhadas.

Showa - O peixe apresenta o corpo preto, com manchas brancas e vermelhas espalhadas, muito semelhante à Taisho, porém, esta apresenta o corpo branco com manchas pretas e vermelhas.

Ogon - O peixe apresenta o corpo com cor sólida, podendo ou não apresentar escamas com coloração central diferenciada - na RsDiscus você encontra a Ogon Gold e a Ogon Platinum, duas das várias formas que a variedade Ogon apresenta.

 

Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.

É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas, são eles o Seachem Ammonia Alert e Seachem pH Alert – ambos disponíveis em nossa área de "Medicamentos e Testes". Todos os outros testes químicos também podem ser encontrados na mesma área supracitada do site.

Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo  os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário – e  ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos. Acessando a nossa área intitulada "Temperatura" você encontra várias opções de termômetros, aquecedores e termostatos.

É iniciante e não sabe como montar um aquário? Em nossa aba de "Downloads" existem vários textos informativos para lhe informar ainda mais sobre este maravilhoso hobby.

Exemplo de um aquário e de um lago com carpas:


Alguns peixes indicados para esta espécie: Outras carpas e kinguios. Como são peixes de porte grande o ideal é não misturá-los com peixes pequenos, que podem ser facilmente comidos vivos.

Também para lagos sem aquecimento e onde a temperatura da cidade no inverno baixe de 15 graus C, só recomendamos carpas e kinguios, por serem peixes de água fria. 

Dica de plantas: No caso de plantas vivas, a indicação é só utilizar plantas específicas para lagos, como ninphaeas por exemplo.


Dica RsDiscus: Para manter a água sempre cristalina e saudável é importante investir bem em filtragem e materiais filtrantes, kinguios e carpas são peixes que estão sempre à procura de alimento e sempre defecando, o que suja muito a água, mais que outras espécies. Então, tenha uma filtragem completa (parte mecânica com perlon + parte química com carvão ativado, trocado todo mês + parte biológica principalmente, com bastante cerâmica ou bio ball).

Dica para evitar a água verde: Para evitar algas, água verde, que acontecem geralmente em locais que batem sol, use um filtro esterilizador UV compatível com a litragem total, vai resolver o problema em 90% ou mais. Anti-algas são indicados apenas esporadicamente, quando vai dar uma festa e precisa de uma solução rápida por exemplo, pois, os anti-algas podem matar alguns peixes, então, não recomendamos como medida usual.


PEIXES COMPATÍVEIS:

1. Sempre planeje seu aquário com peixes de mesmo pH, temperatura, nível de agressividade e tamanho próximo:

- Água ácida (6.0 a 6.8), água neutra (6.8 a 7.2) ou água alcalina (7.2 a 9.0);
- Mesma temperatura (peixes tropicais: 26 a 30 graus C / peixes de água fria: 18 a 26 graus C);
- Misturar animais pacíficos com pacíficos, agitados com agitados, agressivos com agressivos e carnívoros com carnívoros, qualquer combinação diferente, poderá trazer problemas;
- Também misturar animais grandes, médios e pequenos da mesma espécie quase sempre vai ter problemas. Os peixes médios e pequenos terão menos acesso à alimentação do que os grandes e poderão se tornar peixes defeituosos e subnutridos.

 2.  Se verificar na descrição RsDiscus que o animal é territorialista, de agressividade média a alta, planeje comprar todos os animais no mesmo mês e do mesmo tamanho que os habitantes antigos do aquário. Caso compre novos animais para um aquário já habitado há meses ou anos, pode-se tentar as seguintes técnicas:

- Mudar velhos habitantes briguentos para aquário de quarentena ou hospital e deixá-los lá por um mês, modificar a decoração do aquário, mover pedras, troncos e enfeites de lugar, na tentativa de parecer um novo ambiente, colocar os animais novos no aquário antigo. Após um mês juntar todos no mesmo aquário e verificar o comportamento deles nos próximos dias;

- Colocar os mais briguentos em criadeira de tela ou separar o aquário com tela de acrílico, para que possam se ver, mas, sem agressão ou lutas, por um mês ou mais;

- Última alternativa, doar ou trocar o animal estremamente agressivo com um amigo ou com alguma loja do ramo;

3. Se você tem aquário principal com animais grandes e só encontrar pequenos para a compra:

- Pode-se criá-los em aquário quarentena (somente vidro, filtro tipo hang on e termostato) para engorda e crescimento, alimente-os com duas ou mais rações de qualidade (para dar variedade), alimento congelado e vivo em abundância (alimentação de 2 a 3 vezes ao dia), troca parcial de água (TPA) a cada 2 dias (15%), a RsDiscus indica o uso de Garlic, Vitaminas e Sais* (não utilize nenhum tipo de sal para peixes de couro, como cascudos, botias e corydoras, entre outros). Cerca de 5 a 9 meses estarão juvenis e com tamanho de competição com outros animais adultos do aquário principal.



      GUIA DE ACLIMATAÇÃO VISUAL RSDISCUS AQUÁRIOS:


Tem dúvidas sobre a quantidade de substrato, de peixes, o aquecedor ideal, a vazão do filtro, iluminação, litragem do aquário? Não deixe de aproveitar os Cálculos RsDiscus e sanar estas questões!

Fontes consultadas:

Roberto Sentanin (RS-discus criador profissional de peixes ornamentais e fundador da RsDiscus).

FishBase

Aqua-Fish

Pet Goldfish

The Koi Keepers

Características



Deixe seu comentário e sua avaliação