Labeo Frenatus 3 a 4 cm
Sku: 66A113ABA96FD
Categoria: Peixes de Água DoceAsiáticos
Quantidade Disponivel: 48 un
Por R$ 20,00
à vista R$ 18,00 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Epalzeorhynchos frenatus (Fowler, 1934)
Nome Popular: Labeo Frenatus — Inglês: Rainbow sharkminnow, Rainbow shark
Família: Cyprinidae (Ciprinídeos)
Origem: Ásia, Mekong, Bacias Chao Phraya e Chao Phraya
Tamanho Adulto: 15 cm (comum: 12 cm)
Expectativa de Vida: 6 anos
Temperamento: Pacífico, territorial
Aquário Mínimo: 100 cm X 40 cm X 50 cm (200 litros)
Temperatura: 24°C a 28°C
pH: 6.6 a 7.8 – Dureza: 5 a 12
Visão Geral
Labeo frenatus ocorre sobre substrato arenoso ou substratos rochosos em córregos e rios. Move-se sazonalmente para florestas inundadas durante estação chuvosa. Apresenta corpo de coloração castanho esverdeado, embora variável de acordo com graus de pigmentação, com uma mancha negra na base da nadadeira dorsal. Nadadeiras dorsal, anal e pélvicas são vermelhas. Variação albina bastante comum no mercado de aquarismo.
Pode ser confundido com o Labeo Bicolor (Epalzeorhynchos bicolor), no entanto, a cor vermelha em E. frenatum está presente em todas nadadeiras, além de possuir a coloração negra menos escura pelo seu corpo comparado com E. bicolor. Este último normalmente apresenta coloração mais escura e somente a nadadeira caudal é vermelha. Embora seja conhecido popularmente como tubarão, não está relacionado com os tubarões verdadeiros. Esta espécie recebe este nome comum devido o formato de seu corpo e nadadeira dorsal ser semelhante a de um tubarão.
Aquário & Comportamento
Aquário com dimensões mínimas de 100 cm X 40 cm X 50 cm (200 litros) requerido. Embora não atinja um tamanho grande, exige aquário com pelo menos 80cm de comprimento, uma vez que é uma espécie bastante ativa e excelente nadador. Substrato arenoso, assim como presença de bastante plantas formando refúgios é desejável. Aprecia água com bastante oxigênio dissolvido e ambiente levemente lótico. Iluminação média a forte desejável para formação de algas, alimento primário em sua dieta.
Pacífico com outras espécies, porém, territorialista e agressivo com membros da mesma espécie, devendo evitar criar dois ou mais espécimes no mesmo espaço, exceto se o aquário for grande o suficiente para comportá-los e deverá possuir bastante refúgios. Recomendado 100cm de comprimento de aquário para cada espécie inserida. Ao contrário do Labeo Bicolor, esta espécie apresenta comportamento mais pacífico quando inserido em aquário comunitário, se reservando somente a expulsar invasores de seu território ou peixes de formato similar, desde que o aquário possua bastante refúgios formado por plantas, raízes, entre outros, e amplo espaço. Muitas vezes vendido como comedor de algas e de fato ele se alimenta delas, porém, não pode ser considerado um comedor de algas, uma vez que sua eficiência na eliminação delas é bem pouca.
Reprodução & Dimorfismo Sexual
Ovíparo. São criados em pisciculturas com a ajuda de hormônios, o que assegurou a sobrevivência da espécie. Sua reprodução em aquários particulares é desconhecida. Machos apresentam corpo mais fino com linhas negras ao longo das nadadeiras traseiras, além de apresentarem coloração mais forte.
Alimentação
Onívoro (essencialmente herbívoro), em seu ambiente natural alimenta-se de algas, pequenos crustáceos, insetos e larvas. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos, devendo ser fornecido alimentos de matéria vegetal regularmente como rações específicas, ervilhas sem casca, pepino, abobrinha, espinafre, etc.