Oscar Albino Red Tiger 4 a 5 cm
Sku: 66D9AA974C406_copia_1
Categoria: Peixes de Água DoceCiclídeos Americanos
Quantidade Disponivel: 9 un
Por R$ 75,00
à vista R$ 67,50 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Classificação
Actinopterygii • Ordem: Perciformes • Família: Cichlidae
Nome binomial: Astronotus ocellatus (Agassiz, 1831)
Sinônimos: Lobotes ocellatus, Cychla rubroocellata, Acara compressus, Astronotus ocellatus zebra, Astronotus orbiculatus
Grupo Aquário: Peixes Jumbo, Predadores, Ciclídeos Neotropicais
Nomes comuns
Apaiari, Acará Açu, Acará-grande, Apiari, Bola-de-ouro, Cará pirosca, Cará-boi, Corró-baiano, Dorminhoco
Inglês: Velvet cichlid, Oscar, Red oscar
Distribuição & habitat
América do Sul. Originário da bacia Amazônica, encontra-se disseminado em quase todo o Brasil (Braga, 1953). Encontrado na Argentina, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa e Peru. Introduzido e estabelecido em alguns estados norte americanos (questionável).
Habita canais, lagoas e rios lênticos, preferencialmente em águas rasas. Geralmente são solitários e encontrados comumente embaixo de troncos.
Ambiente & parâmetros da água
Bentopelágico; água doce • pH: 6.0 – 7.6 • Dureza: 5 – 19 • Clima: tropical; 22°C – 30°C
Tamanho adulto
45cm (comum 30cm) • Estimativa de vida: 10 anos
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 100 cm X 40 cm X 50 cm (200 litros) requerido. As medidas indicadas refere-se para criação de apenas um indivíduo ou um casal formado, para ambiente comunitário considere mantê-lo em aquário com pelo menos 150cm de comprimento e acima de 300L.
Oscars gostam de desenterrar plantas e organizar a decoração do aquário conforme sua necessidade. Como a maioria dos peixes de grande porte, costumam sujar bastante a água, devendo ser efetuado trocas parciais e limpeza dos filtros semanalmente. Embora apreciem ambiente lêntico, necessitam de água bastante oxigenada, portanto é recomendado o uso de bombas de circulação próximo a superfície ou mesmo areadores para esta função, desde que não crie uma forte correnteza na água, pouco apreciado pela espécie.
Certifique-se de proteger equipamentos quebráveis como termostatos e afins, além de posicionar rochas com segurança, uma vez que gostam de fuçar em tudo no aquário como já destacado. São peixes bastante curiosos. Um substrato de areia fina e a adição de bastante rochas e raízes torna-se importante para servir de refúgio para a espécie ou mesmo para demarcar território quando o aquário possui dois ou mais espécimes. Use tampas no aquário, embora não possuam o hábito de pular para fora do aquário, costumam se assustar facilmente quando as luzes estão apagadas, podendo pular para fora do aquário.
Seu comportamento é bastante variável, desde espécimes pacíficos até agressivos que podem não aceitar nenhuma outra espécie no mesmo espaço. Costuma ser territorialista intra-espécie. Ciclídeo que pode ser mantido como pet fish ou em aquário comunitário (variável). Bastante inteligente, poderá interagir bastante com o aquarista. Possuem talvez uma das personalidades mais impulsivas entre os peixes.
Alimentação
Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos, vermes e larvas de insetos, invertebrados terrestres e macrófitas aquáticas. Em cativeiro aceitará alimentos secos e vivos sem dificuldades.
Reprodução e dimorfismo sexual
Ovíparo. Maturidade sexual ocorre próximo de 12 meses. Liberam de 1000 a 3000 ovos, eclodem em até 5 dias; larvas nadam livremente após 7 dias. Estabelece ovos em superfícies planas ou no substrato; casal limpará o local para desova, normalmente folhas ou raízes, onde os ovos adesivos serão expelidos pela fêmea, sendo fertilizado em seguida pelo macho; pais cuidam da progênie durante primeiras semanas.
Embora a espécie seja considerada largamente monomorfa sexualmente, machos crescem mais rápido e podem possuir manchas escuras na base da nadadeira dorsal, porém isto é bastante variável.
Descrição
Espécie popular entre aquaristas, porém, devido seu crescimento lento não á apreciado por aquicultores. Possui boca grande com lábios grossos, préopercular primeiro arco branquial sem lobo; rastros branquiais curtos e grossos com diversos dentículos; corpo de cor escura com opérculo no pedúnculo caudal. Podem alterar sua coloração rapidamente de acordo com a necessidade do momento, seja ritual, comportamental ou de combate entre indivíduos da mesma espécie.
Sugerem que a função do ocelo é limitar o ataque de predadores (ex. piranhas) a esta região, evitando atingir regiões vitais, porém, estudos recentes sugerem que os ocelos podem ser um fator importante na comunicação intraespécie.
Sua distribuição está limitada a intolerância a água frias, tendo limite letal abaixo de 15°C, porém é bastante ampla, principalmente nas bacias brasileiras. Populações ferais também ocorrem na China, norte da Austrália e Flórida como efeito colateral do comércio de peixes ornamentais
O termo Acará Açu vem do tupi e indica Acará Grande. Existem inúmeras variedades ornamentais desenvolvidas por cruzamentos seletivos para abastecer o mercado de aquarismo, incluindo grande intensidade de cores como vermelho mármore, albino, leucísticas e xantocrômicas, além de nadadeiras longas.
Ciclídeo que pode ser mantido como pet fish ou em aquário comunitário (variável). Bastante inteligente, poderá interagir bastante com o aquarista. Comum no aquarismo devido tais características. Embora originários de águas ácidas, toleram sem dificuldades águas alcalinas, sendo uma espécie bastante resistente.