Tetra Imperador 2 a 3 cm
Sku: 66C5D59E3581B
Categoria: Peixes de Água DoceTetras
Quantidade Disponivel: 50 un
Por R$ 22,00
à vista R$ 19,80 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Nome Popular: Tetra Imperador – Inglês: Emperor tetra
Ordem: Characiformes — Família: Characidae (Caracídeos)
Distribuição: América do Sul, América do Sul: Bacias dos rios Atrato e San Juan.
Tamanho Adulto: 4.2 cm
Expectativa de Vida: 3 a 5 anos +
pH: 5.0 a 7.6 — Dureza: 5 a 19
Temperatura: 22°C a 28°C
Aquário Mínimo: 60 cm (comprimento) X 30 cm (largura) desejável — Preferem aquário com bastante plantas formando áreas sombreadas. Mostram-se mais coloridos e ativos quando mantidos em aquário densamente plantado. Pode-se adicionar raízes e folhas secas (opcional) como decoração.
Comportamento & Compatibilidade: É uma espécie pacífica e gregária que forma hierarquia livre, com machos rivais disputando continuamente entre eles a atenção das fêmeas e posição hierárquica dentro do cardume. São bem ativos e ariscos. Será importante manter em cardume com pelo menos 10 espécimes para que mostrem seu comportamento natural e cores mais realçadas.
Alimentação: Onívoro. Naturalmente se alimenta de pequenos vermes, crustáceos e insetos. Em aquário aceitará prontamente alimentos secos e vivos.
Reprodução: Ovíparo. O macho conduzirá a fêmea liberar os ovos, que serão fecundados e sua maioria irá para o fundo do substrato ou aglomerado de plantas. Eclodem em até dois dias e larvas estarão nadando livremente em até 48 h. Pais não exibem cuidado parental.
Dimorfismo Sexual: Os machos são maiores e mais coloridos, além de desenvolverem nadadeiras dorsais, anais e caudais muito mais alongadas à medida que amadurecem. É uma das poucas espécies de caracídeos nas quais o raio central da nadadeira caudal também se alonga. Os machos também apresentam a íris dos olhos na cor azul, enquanto a das fêmeas é verde.
Biótopo: Ocorre em áreas mais lentas dos rios, afluentes menores e remansos. Peixes simpátricos incluem Priapichthys nigroventralis, P. chocoensis, Cichlasoma atromaculatum, Andinoacara latifrons, A. biseriatus, Geophagus pellegrini, Lebiasina chocoensis, além de vários outros caracídeos, ginsídeos e loricarídeos.
Etimologia: Nematobrycon, do grego antigo nêma, que significa “fio”, em referência aos raios filamentosos estendidos na nadadeira caudal; brycon, que significa “devorar, engolir, morder, mastigar, ranger”, termo que foi originalmente usado em referência ao seu maxilar totalmente dentado.
Sinônimos: Nematobrycon amphiloxus
Informações adicionais: Endêmico da Colômbia, distribuído nas bacias dos rios Atrato e San Juan.
Ocasionalmente pode ser confundido com N. lacortei, mas facilmente distinto observando os olhos dos peixes. N. lacortei apresenta íris vermelha brilhante, em oposição à íris azul no macho N. palmeri.
Inpaichthys kerri também pode ser confundido com o Tetra imperador, Nematobrycon palmeri, mas pode ser facilmente distinguido, uma vez que possui uma nadadeira adiposa, enquanto as espécies do gênero Nematobrycon não possuem.
Nos últimos anos tem havido debates em torno da existência de uma terceira espécie de Nematobrycon. N.”anfiloxus” possui uma proporção muito maior de padrões escuros no corpo e é geralmente vendido como “Tetra imperador negro”. Atualmente é considerado uma variedade de N. palmeri pela maioria dos especialistas.