Otocinclus Affinis 1 a 2 cm
Sku: 66B50F0808528_copia_1
Categoria: Peixes de Água DoceLimpa Vidros
Quantidade Disponivel: 0 un
Por R$ 7,00
à vista R$ 6,30 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Nome Popular: Limpa vidro, Limpa folha, Cascudinho — Inglês: Golden otocinclus, Dwarf oto
Família: Loricariidae (Loricarídeos)
Origem: América do Sul, bacia do rio Amazonas
Tamanho Adulto: 5 cm (comum: 3 cm)
Expectativa de Vida: desconhecido
Temperamento: Pacífico
Aquário Mínimo: 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 L)
Temperatura: 20°C a 28°C
pH: 5.5 a 7.4 – Dureza: 5 a 19
Visão Geral
Peixe longo e fino, coberto de 23 a 24 placas ósseas que se sobrepõem substituindo as escamas. A cabeça é relativamente plana e termina com uma boca e forma de ventosa. Sua barriga é branca ou levemente amarelada. Apresenta uma faixa preta longitudinal desde sua boca até o pedúnculo caudal. Raios duros presente nas nadadeiras peitorais e dorsal, que servem como defesa contra predadores e não são raros os casos em que, ao manter peixes muito grandes junto com eles, os mesmas fiquem presos na boca do predador podendo levá-los à morte ou a infecções causadas pelos ferimentos.
Muito popular no aquarismo, muitas vezes são vendidos erroneamente como peixes faxineiros que se alimentam de restos de alimentos ou fezes de outros peixes. Embora de fato possam se alimentar de rações que cheguem ao substrato, sua dieta primária consiste em raspar algas que ficam aderidas sobre superfície do vidro, plantas ou qualquer outro adorno do aquário.
Apresenta índole tímida e estão se alimentando a todo momento, podendo não competir por alimentos com outros peixes. Por esta razão, sua taxa de mortalidade nas primeiras semanas pode ser alta quando inseridos em novo aquário. Observe atentamente antes de adquiri-los, se estiver com a barriga muito seca evite comprar. Se estiverem nesta condição e ainda assim pretende adquiri-los, procure isolá-los num aquário a parte por alguns dias e forneça rações específicas para peixes de fundo e alimentos alternativos (vide alimentação abaixo), até estarem mais encorpados e aptos a irem para o aquário principal. Caso não consiga isolá-los em outro aquário, forneça rações de fundo a vontade após cerca de uma hora quando apagar as luzes, desta forma poderão se alimentar sem competir com outros peixes.
Recentemente ganhou um gênero próprio (Macrotocinclus), porém, o binomial Otocinclus affinis permanece como sinônimo válido.
Aquário & Comportamento
Deverá ser mantido preferencialmente em aquário densamente plantado, uma vez que passa a maior parte de seu tempo “descansando” ou se alimentado de algas sobre folhas, vidros e outros objetos do aquário.
Apresenta comportamento extremamente pacífico, ignorando outros peixes do aquário. Deve ser mantido em grupo de pelo menos seis indivíduos para que sintam mais seguros e mostrem seu comportamento natural. Evite criar com peixes de porte muito maior, pois serão alvos fáceis por ficarem expostos constantemente.
Reprodução & Dimorfismo Sexual
Ovíparo. Fêmeas liberam ovos adesivos em superfície plana que serão fertilizados pelo macho. Ovos eclodem em até dois dias quando os alevinos permanecem no saco vitelínico se alimentando deste. Estarão nadando após cerca de dois ou três dias. Não há cuidado parental.
Alimentação
Essencialmente herbívoro. Se alimenta de algas macias, principalmente diatomáceas. Em aquário é recomendado variar sua alimentação com verduras descascadas como abobrinha, cenoura, batata e pepino, além de rações específicas para peixes de fundo.