Polypterus Senegalus 5 a 6 cm
Sku: 66AA89889A4F5_copia_1
Categoria: Peixes de Água DoceAfricanos
Quantidade Disponivel: 9 un
Por R$ 70,00
à vista R$ 63,00 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Nome Popular: Polypterus
Nome Científico: Polypterus
Família: Polypteridae
Origem: África / Congo
Sociabilidade: Sozinho / Casal
pH: 6.2 a 7.4
Temperatura: 24 a 30ºC
Dureza da água: mole a média
Expectativa de vida: Cerca de 20 anos
Manutenção: Médio
Tamanho adulto: Aproximadamente 35 a 45 cm
Alimentação: Na natureza se alimenta de peixes, crustáceos, insetos, vermes e material vegetal. Para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana.
Dica RsDiscus: As seguintes rações atendem às necessidades desta espécie – JBL Novo Bits, JBL Novo Grano Color, JBL Novo Grano Mix, JBL Premium Grana, JBL Novo Stick M, Sera Granulat Menu, Sera Granured, Tetra Color Tropical Granules. Lembre-se sempre de alternar as rações para oferecer uma dieta rica e variada!
Veja as rações indicadas nos catálogos abaixo:
Dimorfismo sexual: Difícil de identificar, a nadadeira anal do macho é mais grossa, a fêmea apresenta o ventre roliço, principalmente em época de desova. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
Comportamento: Irão comer peixes que caibam em suas bocas, mas podem ser mantidos normalmente com peixes maiores. Possuem hábitos noturnos e gostam de se esconder durante o dia.
Reprodução: Ovíparo, a fêmea libera seus ovos na água e o macho os coleta com a nadadeira , fertiliza e depois espalha sobre musgos / plantas de folha finas / raízes de flutuantes / bruxinhas (pedaços de lã presos a algo que flutue). Os pais não cuidam da cria e devem ser separados assim que a desova termine, os ovos eclodem em 3 a 4 dias quando mantidos em temperatura mais alta e após cerca de uma semana da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.
A partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se oferecer rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos de maior porte podem ser oferecidos.
Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução.
Tamanho mínimo do aquário: 400 litros.
Outras informações: O aquário precisa ser bem grande, já que são peixes que crescem bastante! Um aquário com substrato de areia, algumas folhas junto ao fundo, rochas e troncos que forneçam abrigos, plantas flutuantes, água mais quente, ácida e uma filtragem redobrada são os componentes ideais para criar um ambiente agradável para estes peixes.
São peixes que podem chegar a aceitar ração, mas que têm preferência por alimentos vivos. Ofereça camarões, caramujos, larvas de besouros, peixes pequenos que sejam criados em cativeiro (nunca os coletados diretamente da natureza) e possam ser engolidos em uma bocada só.
Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.
É extremamente importante o monitoramento dos parâmetros da água, para isto são recomendados os testes periódicos de pH, GH, KH, Amônia, Nitrito e Nitrato. Existem produtos que testam certos parâmetros constantemente, sem que o aquarista necessite fazê-los a toda hora e que permitem um monitoramento 24 horas, são eles o Seachem Ammonia Alert e Seachem pH Alert – ambos disponíveis em nossa área de "Medicamentos e Testes". Todos os outros testes químicos também podem ser encontrados na mesma área supracitada do site.
Igualmente importante é a manutenção constante da temperatura da água para evitar quedas bruscas que podem levar à debilitação do sistema imunológico do animal e ao surgimento de doenças. Esta manutenção é atingida com o auxílio de aquecedores e/ou termostatos – sendo os últimos mais recomendados, por possuírem um mecanismo que controla a temperatura evitando assim o aquecimento excessivo da água do aquário – e ela é monitorada utilizando-se termômetros que podem ser tanto internos quanto externos. Acessando a nossa área intitulada "Temperatura" você encontra várias opções de termômetros, aquecedores e termostatos.
É iniciante e não sabe como montar um aquário? Em nossa aba de "Downloads" existem vários textos informativos para lhe informar ainda mais sobre este maravilhoso hobby.
Tem dúvidas sobre a quantidade de substrato, de peixes, o aquecedor ideal, a vazão do filtro, iluminação, litragem do aquário? Não deixe de aproveitar os Cálculos RsDiscus e sanar estas questões!
Possui alguma dúvida sobre como proceder para aclimatar corretamente seus peixes depois que eles chegarem da loja? Dê uma olhada em nosso vídeo feito especialmente para isto: