Tatia Musaica 5 a 6 cm
Sku: 66B50B52EE65C
Categoria: Peixes de Água DoceAmazonicos Exóticos
Quantidade Disponivel: 10 un
Por R$ 60,00
à vista R$ 54,00 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Tatia musaica (Royero, 1992)
Nome Popular: em português desconhecido — Inglês: Ninja Woodcat
Ordem: Siluriformes — Família: Auchenipteridae (Auchenipterídeos)
Distribuição: América do Sul; bacias dos rios Atabapo e Autana, no alto do rio Orinoco
Tamanho Adulto: 6 cm
Expectativa de Vida: desconhecido
Comportamento: pacífico, gregário
Aquário Mínimo: 60 cm X 30 cm X 30 cm (56 litros)
Temperatura: 24°C a 30°C
pH: 6.0 a 7.4 – Dureza: 6 a 10
Visão Geral
Ocorrem em rios de ambiente lótico, preferindo zonas litorâneas adjacentes à linha costeira sobre fundo arenoso e desprovido de qualquer tipo de vegetação. Espécie bastante adaptável a inúmeros parâmetros de água.
Muitas vezes referido como Centromochlus musaica. Seu gênero é incerto.
Aquário & Comportamento
Aquário deverá possuir substrato arenoso e iluminação preferencialmente fraca a moderada. De hábito noturno, passa a maior parte do tempo escondido, exceto quando subornado com alimentos. Desta forma, o aquário deverá possuir bastante refúgios escuros ou sombreados formados por troncos, rochas ou tubos de plástico.
Possui comportamento pacífico, podendo ser criado em aquário comunitário com peixes de pequeno porte e pacíficos. É totalmente pacífico com seus coespecíficos podendo ser mantido sozinho ou em grupo.
Reprodução & Dimorfismo Sexual
Ovíparo. A fertilização é interna com ovos sendo depositado em cavernas, ou ninho de plantas próximo a superfície, pela fêmea entre 24 e 48 horas após a fecundação.
O dimorfismo sexual é evidente com machos apresentando nadadeira anal estendida, que é utilizada de forma similar ao gonopódio presente em peixes vivíparos como os Poecilídeos. A fêmea possui corpo de forma mais roliça, principalmente em época de reprodução.
Alimentação
Onívoro, essencialmente insetívoro. Em seu ambiente natural se alimenta principalmente de formigas, besouros e mingus. Em aquário aceitará prontamente alimentos secos e vivos.
Ao contrário dos peixes-gato que costumam se alimentar no fundo, esta espécie se alimenta principalmente na superfície. Por apresentar comportamento tímido, deve-se fornecer alimentos principalmente algum tempo depois de apagar as luzes.
Etimologia: Tatia; em homenagem ao ictiólogo inglês Charles Tate Regan.
Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!