Hyptis Lorentziana
Sku: 6686DC76BB506
NCM: 7013.99.00
Categoria: Plantas NaturaisPlantas Altas
Quantidade Disponivel: 0 un
Por R$ 18,00
à vista R$ 16,20 economize 10% no Pix
Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:
Nomes mal aplicados: Hemigraphis sp. de Manaus
Nomes comeciais: Hemigraphis traian
Nome botânico completo: Hýptis lorentziána O. Hoffm.
Família: Lamiaceae
Gênero: Hyptis
Dificuldade: Médio
Aquapaisagismo: Planta muito colorida para acentos
Crescimento: 18 - 30°C
Propagação: Estacas
CO²: Sim
Embora esta planta de caule incomum não seja realmente nova para o hobby do aquário, ela não é muito conhecida e apenas ocasionalmente está disponível no comércio.
Foi introduzida do Brasil como "Hemigraphis traian" ou "Hemigraphis sp. de Manaus" e corretamente identificada em 2009. Hyptis lorentziana está amplamente distribuída na América do Sul, ocorrendo principalmente em áreas de várzea.
Em sua forma terrestre desenvolve hastes de até 2m de comprimento com inflorescências em forma de bola nas axilas das folhas que atraem muitas abelhas. Pertence à família Lamiaceae, a família das mentas.
Cresce consideravelmente mais devagar debaixo d'água do que emerso. As folhas são fortemente bullate, assemelhando-se a espécies Hemigraphis não intimamente relacionadas (planta Waffle).
Especialmente sob luz forte, as folhas mais novas são vermelho-arroxeadas.
Dependendo das condições, seu crescimento é moderado a rápido.
Como planta de aquário, Hyptis lorentziana precisa de muita luz, suprimento completo de macro e micronutrientes (concentração de nitrato de pelo menos 10 mg/l) e adição de CO². Pode ser propagado por estacas das pontas do caule e brotos laterais.
Esta planta sul-americana de aparência exótica fica melhor como um pequeno grupo no meio de tanques bem iluminados. Com a sua estrutura e coloração especial das folhas, proporciona um destaque marcante e contrasta bem com plantas verde-claras. Ela cresce muito rápido como planta emersa e pode ser usada, por exemplo, para grandes paludários.